fbpx

Ecossistemas Digitais

Lidar com a Concorrência Online

Estratégias para se destacar num Mundo Digital Saturado

Com certeza já sentiu que a sua marca está à deriva num tempestuoso mar de concorrência online. Com a expansão digital, a competição tornou-se feroz, e destacar-se tornou-se num desafio hercúleo. Mas não entre em pânico! Vamos deixar aqui algumas dicas para que possa criar uma presença online que não apenas sobrevive, mas prospera.

Imagine que o ambiente digital é um vasto oceano, repleto de marcas que competem por atenção. É fácil sentir-se como uma gota d’água no oceano, mas lembre-se, até mesmo os oceanos são formados por pequenas gotas. Agora, como poderá transformar a sua gota de água numa onda?

São vários os desafios que temos de enfrentar ao trabalhar uma presença online, para ultrapassar a concorrência:

  • Saturação de Conteúdo: A quantidade de informação disponível online é esmagadora, o que torna difícil para as marcas se destacarem.
  • Ruído Digital: A concorrência constante cria um “ruído” online, dificultando que a nossa mensagem seja ouvida.
  • Expectativas do Consumidor: Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e e esperam conteúdo relevante e envolvente… e curto!
  • Mudanças nos Algoritmos: Os algoritmos dos motores de pesquisa e das redes sociais estão em constante evolução, e tornam desafiador manter a visibilidade nas plataformas.

Cada desafio é uma gigantesca onda que temos de ultrapassar com o nosso pequeno navio que é a nossa marca. É necessária uma estratégia bem pensada e planeada, para que consigamos manter-nos à tona de água e não ser engolidos por algum mostro marinho…ou empurrados para a segunda página das SERP do Google (ainda não sabemos o que será pior!). Então:

  • Defina o seu Norte: Objetivos Claros e Mensuráveis
    Antes de levantar as velas, agarre num mapa e numa bússola e defina os seus objetivos. Seja aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads ou impulsionar as vendas. Isso será a linha orientadora de todas as suas estratégias.
  • Mapeie as Correntes: Conheça sua Audiência
    Para não andar à deriva e maximizar o ROI temos de escolher o melhor caminho, a corrente mais favorável. Entender para quem está a falar é como mapear as correntes do oceano. Crie personas detalhadas para conhecer profundamente os seus consumidores e adapte o seu conteúdo para essas personas.
  • Velas Cheias de Conteúdo Original: Diferencie-se
    Quando o vento sopra, sopra para todos. Mas as velas da sua embarcação podem, e devem, diferenciar-se das demais. Encha as suas velas – as páginas do seu website, as publicações nas redes sociais – de conteúdo único e original. Nada de copiar e colar! Crie conteúdo original que destaque a personalidade da sua marca. Seja autêntico e ofereça algo único para atrair e manter a atenção.
  • Equipamentos de Pesca Modernos: Utilize Ferramentas Adequadas
    O objetivo é sempre “pescar” mais utilizadores, chegar a uma audiência mais vasta, e relacionada com os nossos objetivos. Para isso é necessária uma boa seleção de ferramentas e equipamentos. Invista em ferramentas de análise de dados, pesquisa de palavras-chave e acompanhamento de tendências. Estas “ferramentas de pesca” modernas vão ajudar a direcionar o seu conteúdo de maneira mais eficaz.

 

E por falar em conteúdo, já aqui abordamos a forma como criar uma estratégia de conteúdo que atrai e retém uma audiência, mas existem sempre pontos que podem ser abordados e explorados com mais do que um fim.

  • Explore Territórios Inexplorados: Nichos de Conteúdo
    Procure nichos pouco explorados relacionados com o seu setor. Ao focar áreas específicas aumenta as probabilidades de se destacar da concorrência.
  • Mantenha-se Atualizado com as Marés: Tendências do Momento
    Esteja sempre de olho nas tendências do momento. Ferramentas como Google Trends e BuzzSumo podem ser o seu sextante nesse vasto mar de informações.
  • Navegue em Conjunto com outros navegadores: Colabore com Influenciadores
    Procure influenciadores relevantes para a sua marca. As parcerias podem ampliar o seu alcance e atrair novas audiências.
  • Mapa das Estrelas: Conteúdo Evergreen
    O grande Tesouro dos conteúdos: Conteúdo “evergreen”! Este tipo de conteúdo não fica ultrapassado rapidamente. Garantir que o conteúdo se manterá relevante a longo prazo permite resistir às mudanças no ambiente digital e também contribui para o estabelecimento de autoridade e reputação.

 

Lembre-se que nem tudo será um Mar de Rosas. Para quem passa os seus dias a navegar, as tempestades são inevitáveis e é necessário estar preparado para elas. Como o pode fazer?

  • Com Resiliência: Esteja preparado para enfrentar tempestades. A Resiliência é crucial no mundo digital, onde as mudanças são constantes.
  • Efetuando Avaliação Contínua: Avalie regularmente as suas estratégias. O que funcionou hoje pode não funcionar amanhã. Esteja pronto para ajustar as velas conforme necessário.
  • Analisando a Concorrência: Mantenha a sua atenção sobre a concorrência, aprenda com o que eles estão a fazer bem (e com o que estão a fazer mal) e adapte a sua abordagem.

 

Já percebemos a dimensão destes mares intensamente navegados, e também a dimensão da concorrência que enfrentamos, mas embora o mar digital seja vasto e a competição feroz, há espaço para todos os navegantes. Criar uma estratégia de conteúdo sólida, conhecer a sua audiência e permanecer ágil diante das mudanças são as ferramentas que impulsionarão o seu navio para o sucesso. E se necessitar de ágeis pilotos e marinheiros para o seu navio, venha falar connosco e descubra tudo o que podemos fazer pela sua marca, para se destacar de todos os outros navios que por aí navegam.

Continue a ler...

QUER SABER QUAL O SEU INVESTIMENTO?

Claro que compreendemos. É necessário saber qual o investimento necessário, para tudo isto acontecer. Responda a umas simples questões e receberá rapidamente uma estimativa do investimento necessário.
Garantimos que será menos do que espera!