fbpx

Black Friday na Ecossistemas Digitais? Não, obrigado.

A Black Friday tornou-se um evento à escala global, envolvendo milhões de consumidores à procura de descontos e condições especiais para adquirir produtos e serviços. Com este aumento generalizado da procura, seria fácil pensar que uma empresa poderia capitalizar sobre esta procura, ampliar o seu alcance e conquistar novos clientes. No entanto, há especificidades de negócio que, por diversas razões, poderão levar uma empresa a não adotar esta tendência comercial, principalmente em empresas de prestação de serviços e empresas com um foco B2B.

Na Ecossistemas Digitais temos uma política de “não-adesão” a este tipo de tendências e estratégias comerciais. Alguns clientes perguntam-nos o porquê desta política e por isso decidimos abordar estas questões, de forma simples e direta.

Resumidamente, participar numa corrida de descontos desenfreados pode afetar – aliás, afeta inevitavelmente – a perceção de valor e a qualidade dos serviços. Inevitável é também o impacto que poderá ter na sustentabilidade de um negócio.

Optar por uma campanha promocional como a “Black Friday” pode ainda criar problemas com a gestão de projetos, com a procura de serviços e com a relação de longo prazo com os clientes. Este é, aliás, um dos nossos principais focos de negócio: “Criar relações duradouras com os nossos clientes”.

Ao focarmos a fidelização de clientes, a longo prazo, estamos a construir uma relação em que existe confiança e reconhecimento de valor nos nossos serviços. É essa confiança e esse reconhecimento de valor, que fazem com que o cliente continue a investir na relação. O cliente reconhece Retorno no seu Investimento.

A aposta numa estratégia de promoções agressivas, iria atrair um público que não está focado numa relação duradoura, mas sim na vantagem financeira momentânea. Ora, este tipo de cliente tem uma probabilidade maior em procurar preços baixos de forma contínua, criando pressão para que a empresa mantenha preços reduzidos, o que não é sustentável a longo prazo. Além disso, clientes que são atraídos apenas pelos descontos costumam ser menos leais, o que diminui a taxa de retenção e a estabilidade de receita para a empresa.

Ao contrário de uma empresa de venda de produtos, em que o custo pode ser diluído em grande escala, numa empresa de prestação de serviços existem custos fixos que afetam diretamente a sustentabilidade do negócio: mão-de-obra, tempo, infraestrutura, ferramentas. A margem de lucro é calculada de maneira a cobrir estes custos fixos e gerar um lucro que justifique o tempo e o esforço da equipa. Com descontos agressivos, o lucro pode desaparecer ou até transformar-se em prejuízo, comprometendo a sustentabilidade do negócio.

Por outro lado, ao contrário dos produtos físicos em que o consumidor pode ver e avaliar o produto e as suas características antes de o comprar, o valor de um serviço é mais subjetivo. O valor de um serviço é construído com base na confiança, na experiência e conhecimento dos elementos envolvidos, na promessa de resolver uma necessidade específica num determinado espaço de tempo. Em serviços profissionais, como consultoria, design, turismo, marketing e outros, o valor reflete a experiência, a especialização e o tempo dedicados ao projeto e atendimento de cada cliente.

Quando uma empresa de serviços adere a descontos agressivos, está a correr o risco de transmitir uma mensagem de que o seu valor real não é tão alto quanto o preço normal poderá sugerir. Com isto pode gerar um efeito negativo que levará o cliente a questionar a autenticidade do valor do serviço. Em muitos casos, o cliente pode até duvidar da qualidade da entrega ao perceber que, com uma baixa (ou nenhuma) margem de lucro, a empresa pode acabar por sacrificar algum aspeto do serviço para manter a operação financeiramente viável.

Esta dúvida, que poderá surgir por parte do cliente, é compreensível.

Reduzir preços de serviços significa, muitas vezes, comprometer a alocação de tempo e recursos. Como o trabalho em serviços envolve mão-de-obra direta, ou seja, horas de trabalho dedicadas à execução de uma tarefa, um desconto acentuado irá reduzir a capacidade de dedicação a cada cliente, principalmente em serviços onde há uma entrega personalizada – como é o caso da Ecossistemas Digitais – onde o tempo e o esforço dedicados a cada cliente são essenciais para garantir a qualidade. Com descontos agressivos, estaríamos a colocar-nos numa posição em que seria necessário acelerar e simplificar processos ou reduzir etapas. Mas isso iria com certeza comprometer a qualidade dos nossos serviços. Seríamos forçados a reduzir e encurtar reuniões com clientes, optar por estratégias menos personalizadas, de forma dar resposta ao volume adicional de clientes. E tudo isto iria contrariar os nossos princípios e a nossa estratégia orientada para o cliente.

Como pode verificar, participar numa “Black Friday” pode ser uma decisão arriscada para empresas como a nossa, especialmente quando se trata de reduzir preços. Esta prática pode afetar a perceção de valor por parte do cliente, comprometer a qualidade dos serviços e impactar a rentabilidade e a sustentabilidade da empresa. Por isso, em vez de seguirmos a tendência de descontos agressivos, oferecemos alternativas aos nossos clientes que ajudam a fortalecer a nossa relação de negócios, agregando valor e mantendo a integridade e qualidade dos nossos serviços.

Quer saber mais sobre estas ofertas? Venha falar connosco.

Continue a ler...

QUER SABER QUAL O SEU INVESTIMENTO?

Claro que compreendemos. É necessário saber qual o investimento necessário, para tudo isto acontecer. Responda a umas simples questões e receberá rapidamente uma estimativa do investimento necessário.
Garantimos que será menos do que espera!
Segunda * 10h00 - 18h00
Terça * 10h00 - 18h00
Quarta * 10H00 - 18h00
Quinta * 10h00 - 18h00
Sexta indisponível
Sábado indisponível
Domingo indisponível

* Pausa para Almoço: 12h30 – 14h30

Rua 26, 667 – Sala 2
4500-282 Espinho, Aveiro
Portugal

®Ecossistemas Digitais é uma marca nacional registada no INPI, com o nº710260
© 2024 Ecossistemas Digitais® | Powered by Ecossistemas Digitais & WebHS